terça-feira, 24 de junho de 2008

É PRECISO REFLETIR

Em uma terra muito distante viviam pessoas muito felizes: contentamento, harmonia, amor e altruísmo faziam parte da vivência daquele local.

Dona Bondade adorava dividir a concórdia e a coletividade se enchia de paz.

Dona Satisfação era o retrato da felicidade. Só andava sorrindo, impregnando o ambiente de prazer e entusiasmo.

Dona União queria todos juntos e sempre encontrava um jeito de reunir todos. Era uma formatura de um filho ali, um casamento de um sobrinho acolá. Até aniversário das bonecas das filhas era motivo de festa.

Dona Simpatia era uma afeição só. Admirava tudo e todos e a palavra aversão não fazia parte de seu vocabulário.

Dona Amizade sempre estava pronta para ajudar. Ouvia as lamúrias de um, consolava as perdas de outro... Dava carinho a todos e procurava sempre incitar o bem.

Mas um dia chegou àquele lugar Dona Separação, que ao vir tanto amor e harmonia juntos, indignou-se e começou a plantar a discórdia. As pessoas já não conseguiam se entender mais e a desavença tomou conta do lugar.

Dona Bondade já não sabia mais conjugar o verbo dividir. Acumulava só riqueza e fartura; não mais compartilhava.

Dona Satisfação era o retrato da insatisfação. Nada para ela bastava.Tudo estava imperfeito.

Dona União já não conseguia se entender mais com ninguém e a solidão agora era o seu lema.

Dona Simpatia de tanta exigência e execração tornou-se antipática e a aversão não só passou a fazer parte de seu vocabulário, como passou a ser a única palavra que conseguia infundir.

Dona Amizade fechou as portas de sua casa e a solidariedade foi embora da vida das pessoas.

Mas um dia chegou a Dona Sabedoria e com seu poder de sapiência começou a plantar a reflexão. Jogou algumas preciosidades da vida: justiça, sinceridade, ternura, apoio, compreensão, respeito... e a terra, que de feliz passara a triste, voltou não só a sorrir como começou a refletir. Perceberam que antes de aceitar novas idéias é preciso analisá-las para fazer jus a sensatez: sinônimo de sabedoria.

Dona Bondade, Dona Satisfação, Dona União, Dona Simpatia e Dona Amizade voltaram à felicidade e a paz coletiva recomeçou.

(SOUSA,Denise Dias de Carvalho.É preciso refletir. In: A Letra. Jacobina. Maio, 2005, p.9.)

Nenhum comentário: