segunda-feira, 22 de setembro de 2008

MOMENTO HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO NA BAHIA





No dia 18/09, aconteceu a 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ,na Escola Parque, em Salvador-BA. Estavam presentes as 33 DIREC, representadas por gestores, professores, pais e alunos. Eu estava lá representando os professores da DIREC 16. Também estiveram no evento o Governador e o Secretário de Educação do Estado da Bahia, os reitores da UNEB e da UFBA, um representante da UNESCO e dos estudantes, entre outras autoridades.

O que considerei marco histórico para a educação foi o atendimento a algumas demandas já solicitadas pela sociedade baiana há algum tempo, como por exemplo: SELEÇÃO DE DIRIGENTES ESCOLARES; FORTALECIMENTO DOS COLEGIADOS ESCOLARES; INSTALAÇÃO DOS MONITORES EDUCATIVOS; PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEGURANÇA NAS ESCOLAS.

Contudo, o que mais me deixou em êxtase foi quando o governador Jacques Wagner assinou o decreto para o processo seletivo para Dirigentes Escolares. Inclusive, quando o representante dos estudantes, solicitou aos presentes que todos repetissem com ele: ESCOLA LIVRE SEM DITADOR, QUERO ELEGER MEU DIRETOR! Esse momento foi o ápice da conferência e o aluno foi aplaudido euforicamente por todos.

Quem quiser saber mais informações sobre o processo seletivo, acesse o site do Diário Oficial do dia 20/09. Acredito que todos os professores deveriam participar do curso que será realizado pela UNEB, na modalidade ensino a distância, com carga horária de 120 horas, distribuídas em seis módulos, antes do processo seletivo. Mesmo aqueles que não têm a pretensão de serem gestores, mas para compreender melhor como funciona uma GESTÃO PARTICIPATIVA.

PAIS , ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS AGORA VÃO PODER VOTAR. POR ISSO, ANALISEM AS MELHORES PROPOSTAS E ELEJAM O DIRETOR QUE APRESENTE O MELHOR PROJETO PARA SUA COMUNIDADE ESCOLAR.

CHEGA DE INDICAÇÃO POLÍTICA, VAMOS PÔR EM PRÁTICA OS VELHOS SLOGANS CRIADOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS, MAS QUE NUNCA SAIRAM DAS GAVETAS, DOS FOLHETOS E DO DISCURSO DAQUELES QUE ENCENAVAM COMO MARIONETES:

ESCOLA DE TODOS NÓS, COMPROMISSO DE GESTÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO!


DENISE DIAS DE CARVALHO SOUSA

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

ASSUNTO DE CRIANÇA





Quinta-feira passada, Maria Izabel Jesus Barros, 51, leu um livro para sua neta, Louise Barros Businhani, 4. Foi um momento gostoso e, ao mesmo tempo, difícil. Louise estava em uma cama de hospital. Há dois meses, recebeu um diagnóstico de leucemia. O livro se chama O dodói da Gigi e conta a história de uma menina mais ou menos da mesma idade de Louise. O assunto é leucemia, e a obra explica a doença e os procedimentos pelos quais o paciente tem de passar, em uma linguagem interessante e acessível para pessoas tão jovens quanto Louise. Embora a literatura infantil sempre tenha tratado de temas como morte ou abandono - é só lembrar de clássicos como Branca de Neve ou João e Maria -, livros mais explícitos sobre assuntos considerados tabus para crianças são um fenômeno recente. Hoje, obras com linguagem e ilustrações adequadas até para os bem pequenos abordam hospitalização, doenças crônicas, envelhecimento, exclusão ou violência.

Folha de São Paulo - 18/09/2008 - por Iara Biderman

domingo, 14 de setembro de 2008

MY WORLD




WE COULD HAVE A WONDERFUL WORLD

EVERYTHING COULD BE BEAUTIFUL AND JOYFUL

FROM BEGINNING TO END

IN A HAPPY WORLD.


WORLD IS LIFE

WORLD IS TO LIVE

WE ARE THE WORLD

WE WANT TO WIN.


IN A WORLD WITHOUT WAR

IN A WORLD WITHOUT PAIN

IN A WORLD WITH PEACE

IN A WORLD WITH LOVE.

PROCURANDO ALGUNS DOCUMENTOS HOJE, ENCONTREI MEU LIVRINHO DE POESIAS INFANTIS. DESDE MENINA JÁ GOSTAVA DE BRINCAR COM AS PALAVRAS, ATÉ EM OUTRAS LÍNGUAS. OS VERSOS ACIMA FORAM ESCRITOS PELA GAROTINHA DENISE; MAS A MENSAGEM DO POEMA (SONHO DE UM MUNDO MAIS HUMANO) CONTINUA SENDO OBJETIVO DE VIDA DA MULHER DENISE. COMO É BOM REMEMORAR!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

MACHADO DE ASSIS NO MLP






A exposição em homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis, baseada na obra
Memórias Póstumas de Brás Cubas - publicada originalmente como folhetim, em 1880, e editada como livro no ano seguinte -, continua em cartaz, no Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº - Estação da Luz – SP. Tel.: 11-3326-0775). O título da mostra, “Mas este capítulo não é sério”, remete a um dos capítulos do livro, que retrata a visão crítica e irônica do autor para com a sociedade, suas personagens e sua própria obra. A exposição está aberta até 26 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Publishnews - 08/09/2008

PORTAL ANTECIPA ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Desde este domingo, 7 de setembro, o Acordo Ortográfico da Língua portuguesa ganhou as páginas do primeiro veículo de comunicação a adotar as novas regras – o iG. Apesar de entrar em vigor apenas em janeiro de 2009, o acordo já está sendo usado em todas as páginas criadas pela equipe do portal. Os textos produzidos ou editados conforme o Acordo Ortográfico serão identificados por uma marca visível sempre no alto da página, e um guia especial detalha e explica as mudanças na comunicação escrita dentro dos países lusófonos. A antecipação adotada pelo iG é uma manifestação de apoio do portal às novas regras, e também uma maneira de ambientar os brasileiros ao novo modo de escrever. Para que o leitor possa compreender as novas regras, o site de Educação do iG apresenta uma página especial, com informações produzidas pelo portal e opção para o download de um guia criado pela equipe do dicionário Michaelis, com todas as alterações na ortografia da Língua Portuguesa.
Publishnews - 08/09/2008

AVISO IMPORTANTE PARA OS LEITORES




CADA SLIDE APRESENTA UMA MÚSICA DIFERENTE. PARA QUE VOCÊS POSSAM OUVI-LAS DE FORMA ALTERNADA, EXISTE EM CADA SLIDE UMA ORIENTAÇÃO PARA CANCELAR O SOM OU INTERROMPER A APRESENTAÇÃO.ASSIM, SELECIONEM O QUE QUEREM LER PRIMEIRO E LIGUEM E DESLIGUEM O SOM DE ACORDO COM A ESCOLHA.
BOAS LEITURAS E OBRIGADA PELA VISITA, COMENTÁRIOS E SUGESTÕES!!!!!!

DENISE DIAS

domingo, 7 de setembro de 2008

O ENIGMA DA PEDRA DE DRUMMOND

""

SOBRE A OBRA
Com mais de 70 títulos publicados, Drummound escreveu poesia, prosa, livros infantis, e sobre antologia poética, tendo entre seus principais temas o indivíduo (complicado, torturado, estilhaçado), a terra natal, a família, o choque social, o amor, a existência e os amigos (figuras que admirava, como: Mário de Andrade a Manuel Bandeira, de Machado de Assis a Charles Chaplin). Originalmente “No meio do caminho” foi publicado na Revista de Antropofagia, no ano de 1928.

sábado, 6 de setembro de 2008

O MISTÉRIO DE MACHADO DE ASSIS

""

SOBRE A OBRA
O livro “Dom Casmurro” (1899) conta a história de Bento Santiago, mais conhecido como Dom Casmurro. Para preencher a vida pacata, Dom Casmurro resolve contar suas lembranças, isto é, atar as duas pontas da vida, a adolescência e a maturidade.

BIBVIRT DISPONIBILIZA AUDIOLIVROS GRATUITAMENTE


Conforme coluna da Folha de São Paulo, a Bibvirt, que se intitula como biblioteca virtual do estudante de língua portuguesa, tem acervo de audiobooks, ou livros falados. Clique em Sons e procure por gênero ou título. Entre os livros disponíveis, diversas obras escritas por Machado de Assis.
Folha de São Paulo - 03/09/2008

LEI DA BIOGRAFIA SOBE OUTRO DEGRAU


O projeto de lei que modifica o Código Civil para tornar possível a publicação de biografias não-autorizadas sem que editoras e escritores corram o risco de proibições ou milionárias ações de indenização deu um passo importante nesta quinta-feira, segundo Galeno Amorim. A proposta, de autoria do deputado Antônio Palocci (PT-SP), acaba de ganhar o parecer favorável do relator, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), que apresentou um substitutivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania com seu voto a favor. Como a matéria tramita em regime conclusivo – isto é, só vai a plenário se houver voto contrário do relator ou o pedido por escrito de 10 dos parlamentares -, está um passo de virar lei.
Blog do Galeno - 04/09/2008 - por Galeno Amorim



terça-feira, 2 de setembro de 2008

HOMENAGEM A ELIAS JOSÉ
























Tive a honra de conversar no 16º COLE, na UNICAMP,em 2007, com o escritor Elias José e comprar mais alguns livros de sua autoria. Tiramos fotos, batemos papo sobre poesia e leitura e até aproveitei para contar que ele foi um dos inspiradores para a publicação do meu primeiro livro de poesias destinado ao público-infantil: Meu Mundo Criança. Até prometi enviar-lhe dois exemplares no intuito de presenteá-lo e de o mesmo emitir um parecer sobre à minha escrita. Em um dos livros que comprei em seu stand, deixou-me o seguinte recado: Para a Denise, que tem a magia de escrever poesias para crianças, abraços do Elias. Cole,12/07/07.

Logo em seguida, esse maravilhoso autor escreveu seu endereço para que eu pudesse encaminhar-lhe meu livro. Por conta do ritmo intenso do Mestrado não enviei e estava pretendendo fazer isso agora. Mas infelizmente, ao abri meu e-mail no dia 02 de agosto, recebi a lamentável notícia pela ALB sobre o falecimento de Elias José. Custei a acreditar e só hoje estou conseguindo falar sobre o assunto; que, por sinal, a mídia nem sequer registrou. Pelo menos , eu não li nem assisti nada acerca da grande contribuição desse escritor para a formação de inúmeros leitores. Fica aqui registrado meu protesto!

Para Elias José, a leitura tinha que ser sentida, repetida e vivenciada constantemente. Segundo ele: “Quem não lê literatura ou publicações jornalísticas e científicas, vive a vida sem entendê-la, sem ser atingido pela razão, pela inteligência ou pela emoção. Quem não lê está perdendo a essência da vida”.

Constantemente ele relatava em suas palestras/encontros que gostava de ler desde garoto. Relacionava esse gosto pela leitura à contação de histórias por parte da sua avó paterna, bem como aos colonos da fazenda de seu pai e ao rádio, veículo de comunicação de sua época.

Sinto bastante por termos perdido um autor que amava ler e escrever por satisfação e necessidade. Sua escrita lúdica, estética e reflexiva voltada para o público infantil contribuiu bastante para um olhar mais instigante e diferenciado em relação às crianças : não as subestimava e sim as considerava como interlocutoras autônomas intelectualmente.

À você, Elias José, todos os méritos: contador de histórias e poeta, que cantou versos mágicos e encantou não só o público infantil; mas uma multidão de leitores que amam textos com saber e sabor, como os seus.

Descanse em paz! Aqui continuaremos a ler e reler seus escritos; vivenciando-os, tranformando-os e nos transformando.
DENISE DIAS DE CARVALHO SOUSA

MULHER É DETIDA EM WISCONSIN POR NÃO DEVOLVER LIVROS



Uma mulher foi detida por se negar a devolver dois livros que tinha pego emprestados há um ano de uma biblioteca de Grafton (Wisconsin). Segundo a imprensa local, Heidi Dalibor passou à disposição policial após ignorar quatro avisos da biblioteca e várias ligações, assim como uma intimação judicial. "Pensei: O que podem fazer? Não podem me prender por isto. Pois estava errada", afirmou Dalibor, que ainda tem em sua posse os títulos Anjos e demônios, de Dan Brown, e White Oleander, de Janet Fitch. Após o desinteresse da mulher de devolver os livros, a biblioteca passou o caso à Polícia, a qual também foi ignorada por Dalibor. Deste modo, as autoridades apareceram na casa da mulher com uma ordem de detenção e a levaram algemada até a delegacia. Dalibor foi solta após pagar US$ 170. "Ainda tenho os livros e não penso em devolvê-los, porque, por enquanto, estão pagos", acrescentou.

ABER - 02/09/2008

Gente, fiquei abismada com a ação! E vocês? Fiquem à vontade para comentários.

TURIM FAZ SEMINÁRIO SOBRE RESTAURAÇÃO DE PERGAMINHOS


A cidade italiana de Turim está disposta a se tornar um pólo internacional para a restauração e conservação de pergaminhos. Para isso, abrigará a partir desta terça-feira um seminário internacional sobre o tema na Biblioteca Nacional Universitária da cidade. Durante três dias 40 especialistas vindos de toda a Europa, Estados Unidos e Austrália, discutirão técnicas de conservação e restauro adotadas em diversos arquivos do mundo. Mais de 60 do patrimônio mundial de pergaminhos é conservado na Itália, e Turim possui boa parte desse patrimônio, distribuído entre a Biblioteca Nacional, o Arquivo Histórico e o Arquivo de Estado.

ANSA (Itália) - 01/09/2008

LIVROCLIP



A nova série do LivroClip, iniciativa que transforma obras literárias em ferramentas educativas, estreou nesta segunda-feira, dia 1º, com o livro Romeu e Julieta, de Shakespeare. A obra integra a série “Comédia e tragédia – eternos textos teatrais”, que durante toda essa semana disponibilizará gratuitamente para visualização e download trailers de obras clássicas apoiadas em textos do site Domínio Público. Os leitores ainda poderão conferir nesta terça-feira, Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, Hoje avental, amanhã luva, de Machado de Assis, na quarta-feira, e a Pele do lobo, de Arthur de Azevedo, na quinta-feira, dia 3. Cada livro conta também com uma página própria no site com informações biográficas do autor, dados sobre a obra e dicas de como usar o clássico na escola. Acesse:www.livroclip.com.br

Publishnews - 02/09/2008