quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MONTEIRO LOBATO EM FESTA



De 1 a 4 de setembro, a cidade de Monteiro Lobato, interior de São Paulo, promove o II Festival de Literatura infantil. O evento tem como objetivo incentivar a leitura e promover o encontro entre escritores e o público. Realizado pelo segundo ano, o festival destaca as obras literárias do universo infantil e comemora o legado do escritor José Bento Monteiro Lobato, que completa 100 anos desde seu retorno ao povoado de Buquira, período considerado o seu “nascimento” como escritor e criação de suas principais obras literárias. Entre os convidados para o festival, estão os escritores Alonso Alvares, Teca Bendini, Stefânia Andrade, Ednalva Pereira, Marcela Lira, os lobatólogos Oiram Antonini e Nelson Somma Junior, e o cantor Gabriel O Pensador. Seis mil pessoas são esperadas nos encontros. PublishNews - 31/08/2011 - Por Redação 

Literatura infantil e juvenil é destaque em Minas Gerais

Com programação variada, que inclui oficinas, espetáculos teatrais, narrações de histórias, cinema, leituras literárias, lançamento de livros e sessão de autógrafos, o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, que começa no dia 1º e vai até 11 de setembro, vai reunir autores mineiros e nacionais na Serraria Souza Pinto (Rua dos Tamoios, 200, Centro – Belo Horizonte/MG). Entre os convidados, destaque para Affonso Romano de Sant’Anna, Bartolomeu Campos de Queirós, Ferreira Gullar, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colasanti, Ruth Rocha, Ziraldo e outros. Haverá ainda duas exposições para homenagear o escritor Fernando Sabino e o artista plástico Marcelo Xavier. A realização é da Câmara Mineira do Livro e da AHPCE Gestão Cultural e a produção da Plataforma Produção

Cultural. PublishNews  - 31/08/2011 - Por Redação

terça-feira, 23 de agosto de 2011

VOCÊ LÊ MUITO? QUER PROVAR?


QUE TAL TESTAR O INTELECTO?CLIQUE NO LINK ABAIXO E VERIFIQUE SEUS CONHECIMENTOS ACERCA DE LIVROS MARAVILHOSOS. VOCÊ PODE JOGAR MAIS DE UMA VEZ, VISTO QUE SURGEM TRECHOS NOVOS.
AGORA É SÓ COMEÇAR...

COMO A INCLUSÃO DIGITAL SERÁ FEITA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS?

Um dos destaques do II Congresso do Livro Digital, organizado pela CBL em São Paulo, foi a palestra de Edward Nawotka, do Publishing Perspectives. Após citar números do mercado de e-books lá fora, Ed entrou na nossa seara e se entusiasmou: “O governo brasileiro, que faz compras substanciais de livros para escolas de todo o país, anunciou que vai começar a comprar ‘conteúdo digital’ em 2014 — o que pode ser chamado de ‘Dia D’”. Embora as estatísticas nessa área por ora só sejam relevantes nos Estados Unidos, é compreensível que uma notícia dessas assombre os gringos. Afinal, não é todo dia que um player do tamanho do governo federal entra no jogo – e mesmo que o impacto imediato seja apenas nos livros didáticos (textbooks, na palestra de Nawotka), é de se esperar que esse contato precoce com o livro digital influencie os hábitos de leitura da população jovem a médio e longo prazo. 

PublishNews - 22/08/2011 - Por Gabriela Dias

domingo, 14 de agosto de 2011

O SORRISO DE MONICALISA

A Turma da Mônica vai fazer arte no Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constante, 790 - Juiz de Fora/MG). Literalmente. É que a partir dessa sexta-feira, dia 12 de agosto, o museu de Juiz de Fora irá receber, até o dia 11 de setembro, a exposição “História em Quadrões – Pinturas de Maurício de Sousa”, uma mostra de obras nas quais o desenhista fez releituras de grandes obras-primas da história da arte mundial. Maurício começou a produzir essas pinturas e esculturas a partir de 1989. A proposta é estimular crianças e jovens a visitarem os museus aprendendo sobre os grandes mestres das artes e, ao mesmo tempo, se divertirem. Quem visitar o museu vai poder ver a Mônica, o Cebolinha, o Chico Bento, o Cascão e a Magali fazendo poses famosas em alusão às importantes criações de artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Monet, Van Gogh e Portinari.             
PublishNews - 12/08/2011 - Por Redação 

AGOSTO É O MÊS DA LITERATURA EM RECIFE

Entre os dias 14 e 21 de agosto acontece o 3º Festival Recifense de Literatura. A data foi escolhida por conta do nascimento do escritor Mauro Mota, em 16 de agosto, um dos homenageados do evento, juntamente com Hermilo Borba Filho e Celina Holanda. O festival contará com a presença de renomados escritores, poetas, ensaístas e contistas do Brasil, Peru e França, além de professores, estudantes e educadores. Durante os sete dias serão realizados cinco painéis culturais, cinco seminários de literatura contemporânea, duas sessões de leitura, uma mostra de cinema e literatura com a apresentação de cinco vídeos e 15 filmes e uma feira de livros, autógrafos e recitais com a participação de editores, livreiros, escritores e poetas da voz e da escrita. 
PublishNews - 12/08/2011 - Por Redação

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Clube do Imperador . Vale a pena assistir, professor!

Professor Hundert ensina numa escola de elite e dá lições de moral por meio do estudo de filósofos gregos e romanos. Com a chegada de um aluno rebelde, o qual questiona a importância de suas aulas, vê sua rotina desmoronar. Apesar da rebeldia, o docente tenta aprender a lidar com o estudante.