domingo, 26 de julho de 2009

FORMAÇÃO DO TOPA PELA UNEB

A PERFEIÇÃO É POSSÍVEL?



Perfeição é algo definitivamente inatingível. Pelo bem ou pelo mal isso é o que nos faz melhorar cada vez mais, galgando uma postura que seja, pelo menos, digna de se honrar posteriormente. Mas ultimamente tenho pensado bastante se vale a pena se martirizar por conta desse alcance aproximado do perfeito.

Busca pelo corpo perfeito, alma gêmea, trabalho ideal, comida balanceada, príncipe encantado, flores intactas, casa arrumada, dia especial... São tantas as buscas pelo exímio que seria até perfeição relatar todas, e, isso, com certeza, não é o meu intento. Como disse no início dessa crônica: tenho pensando bastante se vale a pena investir na busca da completude.

Às vezes, vejo-me a observar as atitudes das pessoas. Alguém que oferece o lugar para uma senhora de idade sentar; um motorista que deixa gentilmente um pedestre passar; outro que dá uma esmola a um mendigo; aquele outro que cede seu lugar na fila de espera; pessoas que emprestam dinheiro ou livros a amigos; outras que os acompanham quando doentes. Mas, acreditem, a busca rígida pela perfeição gera muita frustração, pois já ouvi muitos desses protagonistas se queixarem depois: ”Ah, ofereci o lugar e nem pediu obrigado”; ”Não empresto mais dinheiro a ninguém, além de demorar para pagar, nem agradece”;”Olha como me devolveu meu livro, todo rasgado!”.

Por isso que a busca da perfeição dói, envelhece, nos faz exceder nos nossos possíveis. Sempre restará um gostinho de: “poderia ter feito de outra forma”. E não é diferente quando queremos ser os melhores. Pelo contrário, é pior, pois estamos constantemente nos comparando para alcançar o ápice de nossa magnitude. Sempre queremos chegar em primeiro lugar: no caixa para pagar as contas, no concurso para conseguir um emprego melhor, no vestibular, na vida de quem amamos...

Acredito que algumas pessoas consigam cem por cento no esmero do trabalho ou serem boazinhas o tempo todo. Mas quanto isso custa? Não ter feriado ou final de semana?Não conseguir ficar boa parte do tempo com a família? Não ter tempo para amar? Deixar de lado à saúde?Ficar resmungando boa parte da vida? Ao se tentar replicar essas questões, tenta-se, também, responder o conceito de perfeição.

Como me comprometi que iria pensar a respeito do querer ser perfeito, termino dando a minha réplica: se formos inteligentes a ponto de compreendermos que o mais importante não é sermos perfeitos e sim aproveitar cada minuto da vida - dando o nosso melhor - buscaremos o equilíbrio das nossas limitações e alcançaremos,assim, “a perfeição”, ou seja, seremos felizes sem culpa.

Denise Dias de Carvalho Sousa

10 LIVROS ESSENCIAIS PARA ADOLESCENTES

Fernando Meirelles, Moacyr Scliar, José Mindlin e outras personalidades brasileiras escolhem os livros fundamentais para adolescentes:


1- Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Quem indica (Milú Villela): "Machado de Assis mostra que um texto clássico resiste ao tempo e permanece vivo porque fala das questões fundamentais da existência. Obras do escritor devem constar do repertório de leitura de todos".


2-
Equador, de Miguel Sousa Tavares

Quem indica (Maitê Proença): "Gosto de autores com estilo próprio, marcante, de toda história bem contada. Li clássicos como Guerra e Paz, de Tolstoi, que não compreendi, pois meu pai me obrigava. Recomendo deixar livros como esse para mais tarde. Bons livros para começar a gostar de ler são os romances do escritor português Miguel Sousa Tavares: em Equador, por exemplo, aprende-se História, conhece-se um pais diferente, enquanto o leitor se delicia com um enredo primoroso".

3-
Feras de Lugar Nenhum, de Uzodinma Iweala

Quem indica (Zeca Camargo) : "Ao escolher um menino como narrador da história, o autor potencializa os horrores da guerra. É sua voz infantil que nos conduz pelo conflito; é ouvindo suas hesitações e pudores de criança que assistimos à sua transformação em 'fera'”.

4-
O Físico, de Noah Gordon

Quem indica (Viviane Senna) :"Não só tem um texto fluido e que prende a atenção do começo ao fim, como, ao descrever a trajetória do principal personagem na busca pelo desenvolvimento de sua vocação interior, o faz ainda traçando um panorama histórico espetacular da Europa medieval e do Oriente, próximo ao século XI. É uma verdadeira e inesquecível viagem no tempo".

5-
Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Quem indica (Maílson da Nóbrega):"Publicada pela primeira vez há setenta anos, a obra continua atual. Retrata o drama das secas do Nordeste e suas conseqüências sociais, incluindo a fome e as dificuldades de sobrevivência. Descreve o sofrimento dos retirantes com realismo e precisão, utilizando frases curtas e um estilo direto, ainda que empregue alguns vocábulos exclusivos do linguajar dos nordestinos do sertão. É o único livro de Graciliano Ramos escrito na terceira pessoa. A estrutura do romance permite a leitura independente dos seus capítulos".

6-
Uma Breve Introdução à Filosofia, de Thomas Nagel.

Quem indica (Eduardo Gianetti): "O livro é uma tradução What does it all mean? (Oxford, 1987), do filósofo norte-americano Thomas Nagel.Trata-se de uma obra perfeitamente clara e acessível a um público jovem, capaz de despertar o interesse pelas grandes indagações da filosofia".

7-
A Cidade e as Serras, Eça de Queirós

Quem indica (Alejandro Miguelez ): "Essa obra, assim como as demais leituras literárias obrigatórias do Vestibular da FUVEST, supera seu contexto, estabelecendo temas de discussão que podem ser atualizados e que pertencem a qualquer tempo. Ela também amplia o repertório básico de leitura de mundo e da criação humana (cultura), bem como cria um vocabulário dos elementos literários à disposição dos escritores".

8-
O Apanhador nos Campos de Centeio, de Jd. Salinger

Quem indica (Fernando Meirelles):"Foi leitura para o colégio e pegou toda a classe, pois falava sobre nossos sentimentos, sobre a revolta adolescente, sobre bebida, prostitutas, poesia e o cinismo dos adultos. Uma leitura marcante, que me despertou a vontade de ler mais".

9-
Capitães da Areia, de Jorge Amado

Quem indica (Moacyr Scliar):"Nesta história comovente, um grupo de jovens povoa e domina a capital da Bahia, vivendo de golpes e pequenos furtos. Divididas entre a inocência da infância e a crueza do mundo dos adultos, esses jovens têm de lidar com um cotidiano ao mesmo tempo livre e vulnerável. Os meninos crescem e encontram caminhos variados. O líder Pedro Bala decide lutar e assumir a tarefa de mudar o destino dos mais pobres".

10-
Contos Novos, de Mario de Andrade

Quem indica (José Mindlin):
"Ótimo exemplo de boa literatura e, por isso, sempre uma boa sugestão. Nesta obra, o autor modernista nos apresenta o aprimoramento do próprio modernismo, preservando a expressividade da linguagem genuinamente brasileira".

Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br

E sabe o que eu indico? (Denise Dias): MADAME BOVARY , de Gustave Flaubert. A partir desse romance a literatura nunca mais foi a mesma. O bovarismo surgiu e a possibilidade de se identificar com os personagens a ponto de querer viver suas vidas passou a ser uma constante na vida dos ardorosos leitores.

E VOCÊ, O QUE INDICA?COMENTE E OPINE.