domingo, 23 de setembro de 2007

ACADEMIA JACOBINENSE DE LETRAS:FELIZ ANIVERSÁRIO!!!




















Ontem, 22 de setembro de 2007, a Academia Jacobinense de Letras comemorou 19 anos de existência, no Centro Cultural de Jacobina. Com a presença de familiares e amigos, que abrilhantaram o evento, seus membros : Alcira Silva, Doracy Lemos, Eliã Siméia, Nilza Silva, Edmundo Isidoro , Cledson Sady, Aloísio Queiroz, Dalva Silva e Denise Dias apresentaram textos em versos e em prosa, rememorando a história da AJL.

A Academia Jacobinense de Letras tem como finalidade o cultivo da nossa língua e expansão da literatura nacional , em especial, a literatura regional.

Já foram publicados 3 (três) antologias, 1 (uma) revista e o jornal A Letra ( que é bimensal ) desde novembro de 1993.

Participamos da Bienal do Livro da Bahia, em 2005 ; e da Feban , em Jacobina , 2004 e 2005.

Realizamos ,constantemente, diversas apresentações culturais, comemorações de aniversários, lançamentos de livros, posse de membros e datas comemorativas relevantes à AJL.

Os companheiros, individualmente, têm várias publicações, que poderão ser adquiridas na Livraria Livro de Ouro, em Jacobina.

Para os anos vindouros, temos várias metas: regulamentar nossa biblioteca (A Memória da AJL é formada por acervos relacionados com a história de Jacobina e publicações dos Membros, entre outros livros que nos são enviados por autores regionais.); elaborar um site, com o intuito de atingir aos leitores internautas e possibilitar mais um meio de socialização das nossas atividades; elaborar e executar um plano de ação que priorize projetos culturais direcionados, principalmente, para o público infanto-juvenil e universitário, como por exemplo, concurso de contos, poesias e crônicas.

Logo no início do evento, Edel Isamar nos presenteou com sua belíssima voz, interpretando Confiarei .

Ao final, novamente, Edel, com sua estonteante voz. Só que , dessa vez , interpretando A UM PAÍS .

A AJL aniversariou, mas quem ganhou o presente foram os convidados: A LETRA, em edição especial, formato revista. Por sinal, excelente!!!!

Ah! , também, fez parte dessa comemoração um delicioso coquetel, entre risadas e despedidas.

Da próxima vez, participe e faça parte dessa história!!!!!











quarta-feira, 19 de setembro de 2007

EXISTEM FÓRMULAS PARA SE ALCANÇAR SUCESSO?

Assistindo , hoje, 19 de setembro de 2007, ao programa Hoje em dia , da Rede Record, chamou a minha atenção uma entrevista realizada pelos apresentadores Ana Hickmann, Brito Jr. e Edu Guedes com um autor de livros sobre auto-ajuda. Segundo esse autor, cujos livros são considerados best sellers, há receitas para se ter sucesso. Seguem as FÓRMULAS DO SUCESSO , que, segundo ele, são dicas para sermos mais felizes. Os textos entre parênteses representam a minha leitura sobre cada dica, mas deixo para cada leitor fazer uma reflexão sobre os dez itens abaixo:
1- OBJETIVO ( Não escolher tantos. Você corre o risco de não conseguir cumpri-los.);
2- ESTRATÉGIA ( Para alcançar metas é necessário explorar condições favoráveis com vista a objetivos específicos.);
3- TRABALHO CONSISTENTE ( Não desistir cedo dos sonhos. Fuja do imediatismo!);
4- COMPETÊNCIA ( Saiba o que está fazendo.Para isso: seja sempre um pesquisador.);
5- BONS AMIGOS ( Invista nos amigos que lhe falam a verdade. Querer sempre ouvir: está tudo ótimo e nada deve ser modificado, é um perigo para o crescimento do ser humano. Será que somos perfeitos?);
6- VISÃO DE CAMPEONATO ( Você pode ganhar hoje, mas esteja preparado para uma possível perda amanhã. Vencer e Perder são antíteses que devem fazer parte do nosso processo de aprendizagem.);
7- SUPORTAR PRESSÃO ( Você vai encontrar pessoas de boa fé e de má fé. Assim, cultue a virtude paciência para suportar as pressões do cotidiano.);
8- ESTUDAR MUITO ( Nunca deixe de ser um aprendiz: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, graduação, especialização, mestrado, doutorado,... );
9- VIVER UM DIA DE CADA VEZ ( Nada de querer tudo ao mesmo tempo.);
10- PAGAR O PREÇO ( Saber que toda causa tem uma consequência. Se vale a pena, invista em seu sonho, mesmo que isso lhe custe caro.LEMBRETE: Coloque na balança os prós e os contras e use o BOM SENSO.)