sexta-feira, 26 de maio de 2017

SEGUNDO ENCONTRO DA FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS DO CAMPUS IV



      
      O segundo encontro do curso contação de histórias, que ocorreu ontem, dia 25 05 2017, teve presença assídua e participativa dos cursistas, que retornaram com mais ânimo e expectativa no que diz respeito a sua formação como contador (a).

     Ao iniciar, a professora Denise apresentou à turma a história que deu pontapé a sua formação leitora, explicando a importância dessas pequenas memórias no âmbito da leitura. Posteriormente, abriram-se oportunidades para os cursistas rememorarem suas histórias de leitura, destacando as mais marcantes, bem como livros, pessoas e situações que contribuíram no fortalecimento das experiências leitoras.

     Cinco  pessoas se dispuseram a contar suas histórias, ou seja, como começaram a ter acesso à leitura. Um ponto em comum nos relatos diz respeito à contação de histórias por familiares, em especial pelos avós e amigos; o contar histórias na porta de casa ao final da tarde ou quando faltava energia na cidade. Os contos de assombração, as lendas e os folclóricos se destacaram. Causos de terror como a “Galega da Banca”, histórias diferentes sobre “Lobisomem”, e a história de “Isabel e seu cachorrinho” abrilhantaram a nossa noite, “quebrando” a timidez daqueles participantes que ainda não haviam narrado as suas vivências.

       Para finalizar o encontro, a professora Denise contou uma história que despertou bastante a imaginação dos cursistas, bem como propiciou o riso pelo final inesperado: “O Abridor de latas”, de Millôr Fernandes, grande contista de humor. Fechando a noite, o grupo permanente de contadoras apresentou duas histórias: “O pescador, o anel e o rei” e “O EU, o TU, e o ELE”, proporcionando ao encontro um gostinho de quero mais!!

           Então... faltar à próxima contação, nem pensar!!!!

                      Monitora Bruna Vasconcelos 




 

Nenhum comentário: