segunda-feira, 2 de maio de 2011

SUGESTÕES DE LEITURA PARA O DIA DAS MÂES

A VIDEO CLIP indicou dois clássicos para comemorar a semana das mães:

SEGUEM AS SUGESTÕES DA VIDEO CLIP:




1) A peça Édipo, de Sófocles
Um dos textos mais célebres do teatro grego, trata da saga de Édipo, o homem que, sem saber, matou o pai e se casou com a mãe. A peça é tão profunda que serviu de base para uma das teorias mais complexas de Sigmund Freud, o pai da Psicanálise: o Complexo de Édipo. Interessante maneira de se discutir o papel das mães (e das mulheres) na sociedade e no imaginário.

"Tendo sido morto o rei Laio, o deus agora exige que seja punido seu assassino, seja quem for."
Sófocles, em Édipo-rei


2) A peça Mãe, de José de Alencar
Já o drama "Mãe", do mais célebre autor romântico brasileiro, apresenta uma perspectiva diferente para a questão da maternidade. O texto chegou a ser elogiado na época por Machado de Assis.

"Tu me deste a vida e a imaginação ardente que faz que eu me veja tantas vezes viver em ti, como vives em mim."
José de Alencar, prefácio da obra måe


Uma sugestão seria fazer a leitura das duas obras, de Sófocles e José de Alencar. A comparação entre os dois textos poderia suscitar as diferenças entre um drama grego na Idade Antiga e uma peça romântica do século XIX. Quais as visões da mulher de uma época à outra?

Use o vídeo do LivroClip para animar a aula! E use também as sugestões de atividades com os alunos.

Outra sugestão interessante seria abordar os recentes casos no Brasil de mães que abandonam seus filhos recém-nascidos em lixeiras. Qual a situação da gravidez adolescente no País? Como é abordada a questão da orientação sexual? Qual a consciência das alunas e alunos sobre o papel da maternidade?

Para ter acesso à Biblioteca Digital LivroClip, entre no site (www.livroclip.com.br) e experimente gratuitamente por 15 dias.

Boa aula!