segunda-feira, 23 de julho de 2007

CONVITE


Entre 9 a 13 de julho de 2007, participei do 16º COLE, na UNICAMP, em Campinas, São Paulo. A temática foi No mundo há mutas armadilhas e é preciso quebrá-las. Não dá para expressar em fotos ou palavras tudo que vivi e aprendi por lá, mas pelo menos, quero compartilhar um pouco dessa rica experiência com vocês, socializando alguns momentos vividos.
LER É TENTAR DESATAR NÓS; É PROCURAR TRANSFORMAR-SE E TRANSFORMAR; É DESVELAR-SE E SE REVELAR PARA O MUNDO.
Sintam-se à vontade para fazer comentários. Afinal, vocês fazem parte da minha história de leitora.

Um forte abraço,


Denise

GRANDES VÔOS

No dia 9 de julho, viajo para Campinas, pela TAM. Na cabeça dois pensamentos: saudade da minha família e expectativa de alcançar novos vôos no campo da leitura.





















QUE ESTADA!!!!!!!

Conheçam um pouco do hotel SOLETUR, onde me hospedei durante o congresso. Adorei. Nota dez para a simpática receptividade e eficiência de seus funcionários , além das instalações de qualidade.


























CAMPINAS VISTA DO 12º ANDAR

Como não tive tempo para conhecer Campinas ( o COLE não deixou nenhuma brecha, pois estava enriquecedor do início ao fim) , aproveitei para fotografá-la do meu apartamento, no 12º andar. Que vista, hein!!!!!










LEITORES EM QUALQUER LUGAR, A QUALQUER MOMENTO

Fui clicada lendo e cliquei outros leitores durante a viagem.





















CONTANDO UM SEGREDO

Assistir à palestra de Márcia Abreu Os livros que não lemos - de como ler é mais do que decifrar escritos foi um presente para mim. Mas conversar com essa autora, convidá-la para participar da minha banca de mestrado e a mesma aceitar, valeu pelo COLE inteiro. Mas quero ressaltar que a intervenção da minha orientadora Dra. Verbena Maria Rocha Cordeiro foi crucial para a aceitação do convite pela supracitada autora. Afinal, um pedido da Dra. Verbena, profissional reconhecida por sua trajetória de leitura e contribuição no âmbito educacional , seria mesmo irrecusável. Aproveito para mandar um forte abraço para ela, a minha querida-exigente orientadora.

O REENCONTRO E O ENCONTRO

Como foi bom reencontrar algumas amigas e fazer novas amizades.










ABORDAGEM AUTOBIOGRÁFICA

Essa é Ana Alcídia de Araújo Moraes, da Universidade Federal do Amazonas. Uma simpatia de pessoa. Quem quiser ler um pouco mais sobre pesquisa autobiográfica, os livros dela é uma boa indicação.

NÓS SOMOS UM PAÍS DE LEITORES, SIM!

NO MUNDO HÁ MUITAS ARMADILHAS

Depois da estonteante palestra de Ferreira Gullar , só podia querer, no mínimo , uma foto com esse autor. Entre tantas mensagens fornecidas por ele, gravei: Para quebrar as armadilhas, paciência é a melhor virtude. Paciência não é sinônimo de comodismo e sim de sabedoria.

UM ESCRITOR DE SABER E SABOR

Que honra!!! Consegui conversar com um dos meus inspiradores na literatura infantil: ELIAS JOSÉ. Além disso, pedi um autógrafo, é claro!

ÔNIBUS: ESPAÇO DE DESCONTRAÇÃO

Depois de um dia de jornada no COLE, de volta ao hotel, momentos de euforia por ter tido a oportunidade de ler em perspectivas diversas as armadilhas da leitura.









LEITURA NA PERSPECTIVA DE UM ESPANHOL

Esse é Jorge Larrosa, professor do Departamento de Teoria e História da Educação da Universidade de Barcelona. Durante o congresso , comprei o livro Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas, de sua autoria. Adorei ler o capítulo: A EXPERIÊNCIA DA LEITURA.

ASSOCIAÇÃO ENTRE CULTURA E DESCONTRAÇÃO

Depois da palestra de Larrosa, aproveite para tirar uma foto em frente ao Espaço Casa do Lago.

TENSÃO, EMOÇÃO,REALIZAÇÃO...

Esse foi o dia da minha apresentação: HISTÓRIAS DE LEITURA E DE LEITORES: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS.

EXEMPLO DE EDUCADOR

Aproveitei enquanto Rubem Alves esperava mais um leitor para dar autógrafo e cliquei esse momento ímpar de descontração do autor.

THAISE: UMA LEITORA EM FORMAÇÃO


Olha a simpatia de Silvia Medeiros, autora do livro Coisas de garota! Esse livro foi direto para a biblioteca de minha filha Thaise.

ALEXSANDER: O MENINO QUE ADORA LER

Comprei o livro O menino que devorava livros, de James Misse, para meu filho Alexsander, e aproveitei para tirar uma foto com o autor .

ESTAÇÃO DA LUZ

Deu até para ir ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

UMA VIAGEM AO TEMPO


No fundo, uma parte da história da Língua Portuguesa.

A ESPERA

Essas são algumas companheiras de viagem: Alzira, Teresa e Patrícia, respectivamente. Olha as carinhas delas de (in) felicidade na fila do check-in!

O RETORNO

Ufa! No avião, de volta para casa, depois de enfrentar uma enorme fila no check-in e vôo atrasado. Até a próxima leitura!!!!!!!