quarta-feira, 30 de setembro de 2015

XII GINCANA DE LEITURA

Está chegando a hora de compartilhar as leituras literárias no CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães, Jacobina-Ba. No dia 14 de outubro, teremos a abertura da XII GINCANA DE LEITURA, coordenada pela Profª. Drª. Denise Dias. Acompanhe por aqui o desenvolvimento das tarefas. Você é nosso convidado especial!


quarta-feira, 9 de setembro de 2015

DESLEITURAS EM SÉRIE


O Grupo de Pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR) convida a todo(a)s para participarem do Colóquio Desleituras em série (Mesas-Redondas, Simpósios,Oficinas, Minicursos, Lançamento de Livros), que ocorrerá de 21 a 24 de outubro de 2015, na UNEB, Campus IV, Jacobina (www.desleitura.uneb.br). 
                                                       A inscrição é gratuita!

Em especial, o convite destina-se àqueles (professores da educação básica,graduandos, graduados, agentes de leitura, contadores de histórias, especialistas, mestres e doutores) que têm uma experiência em torno da leitura literária (em espaço formal ou não formal) e desejam socializar através de comunicação oral. Façam a inscrição no simpósio LEITURA LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO (A) LEITOR (A), coordenado pelas professoras Dra. Denise Dias e Ma. Patrícia Vilela, enviando um resumo da proposta até o dia 25/09. Segue abaixo o resumo do Simpósio.


RESUMO: Há diferentes entendimentos sobre o valor de uma obra literária; em relação, sobretudo, ao que recomendar como leitura adequada para jovens leitores e quem e como mediar o processo de leitura. Acreditando na possibilidade de ampliação das experiências literárias do sujeito leitor em formação - aquelas capturadas como transcurso, submetidas a mudanças, e que concedem a construção identitária -, bem como na ideia de mediadores de leitura e práticas de mediação que ultrapassam os limites da escola é que se apresenta o Simpósio Temático Leitura Literária e Formação do (a) Leitor (a). Partindo desse pressuposto, este Simpósio tem como objetivo construir um espaço de reflexão e debate em torno da leitura enquanto prática sociocultural e repensar o processo de formação do(a) leitor(a), promovendo a articulação da produção literária (clássica, contemporânea, de massa, de cordel, popular, infantil, juvenil, estrangeira, africana, afro-brasileira, indígena) com o ensino básico e ampliando a rede de pesquisa em leitura e literatura. Para tanto, pretende-se reunir estudantes, professores, pesquisadores, contadores de histórias, mediadores de leitura e especialistas das áreas de Letras, Pedagogia e Ciências Humanas por meio da apresentação oral de comunicações científicas e/ou de relatos de experiência, com ênfase em atividades didático-pedagógicas e/ou em práticas não formais de leitura.

Maiores informações, enviar e-mail para: dediscar@yahoo.com.br