domingo, 28 de outubro de 2012

CONVERSA ENTRE MÁRIO QUINTANA E DRUMMOND, NA 58º FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - RS.

Ontem, dia 27 de outubro de 2012, na 58º FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE, presenciei uma conversa linda entre Mario Quintana (poeta gaúcho) e Carlos Drummond de Andrade (poeta mineiro), na Praça da Alfândega. O primeiro disse: "Tão bom morrer de amor e continuar vivendo". O segundo respondeu: "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade". 


Aprecio bastante esses dois ícones da poesia brasileira! 
E VIVA A POESIA!


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

58º FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

http://novohamburgo.org/site/noticias/pelo-estado/2012/10/24/58a-feira-do-livro-de-porto-alegre-comeca-nesta-sexta-feira/
Abrace a LITERATURA na 58º Feira do Livro de Porto Alegre, de 26 de outubro a 11 de novembro. Serão oportunizados espaços destinados ao maior evento do gênero a céu aberto da América Latina, como: Oficinas Literárias, Hora do Educador, Mesas-Redondas , Programações Artísticas e Sessões de Autógrafos.  Muita cultura! Estou me organizando para ir. Só falta você. Vamos?

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

XXVIII Seminário Brasileiro de Crítica Literária, XXVII Seminário de Crítica do RS e I Encontro Nacional de Escrita Criativa, na PUCRS, de 23 a 25 de outubro de 2012.

Mesa-Redonda:"Perspectivas e Desafios da Crítica e Criação Literárias": Prof. Dr. Charles Kiefer (PUCRS),  Prof. Dr. Sérgio Alcides Pereira do Amaral (UFMG) e o Escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.
Sessão de Autógrafos com a Prof. Dr. Regina Dalcastagnè (UnB): "Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado".
Lançamento do livro : ESCRITA CRIATIVA:PENSAR E ESCREVER LITERATURA, coordenado pelo escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.
Mesa- Redonda: ESCRITORES E TRADIÇÃO LITERÁRIA, com a participação dos escritores Deonísio da Silva e Charles Kiefer e a escritora e desenhista Elvira Vigna. A discussão foi acalorada e produtiva. Como disse o prof. Dr. Aldyr no final: UMA CHACOALHADA NOS CONCEITOS E NAS VERDADES ABSOLUTAS.


Depois da excelente Conferência de Encerramento em homenagem ao escritor gaúcho João Simões, o prof. Dr. Aldyr G. Schlee participou da sessão de autógrafos referente aos livros sobre Crítica Literária, Contos Gauchescos e Vocabulário da obra de João Simões Lopes Neto. A conferência propiciou um repensar sobre a contribuição estética de Simões Neto na literatura brasileira.

domingo, 21 de outubro de 2012

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA (V CIPA), NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL ( PUCRS).


Salão de Eventos da PUCRS, 1º dia do V CIPA, 16 de outubro.
 Abertura do V CIPA: Maria Helena Abraão (Coord. do Congresso), Elizeu Clemetino (Coord. do Biograph), Joaquim Clotet (Reitor da PUCRS), Carlos Azeredo (Sec. de Educação de Porto Alegre) e Marcos Vilela (Diretor do Departamento de Educação).
Conferência de Abertura: Peter Alheit (Pesquisador Alemão).
Minicurso com Luis Passeggi (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem): As representações discursivas na pesquisa autobiográfica: uma metodologia de análise semântica.
Prestigiando a Sessão de Grupos de Pesquisa  (Auto) Biografia, Gênero e Geração, coordenada pela Dr. Maria Teresa Santos Cunha, autora do livro ARMADILHAS DA SEDUÇÃO: OS ROMANCES DE M. DELLY. 

Apresentação do trabalho: BAÚ DE MEMÓRIAS: NARRATIVAS DE SI, HISTÓRIAS DE LEITURA, NUANCES DO UNIVERSO LITERÁRIOEixo Temático VI: Linguagens, narrativas autobiográficas e interculturalidade (Artes, literatura, imagens).