domingo, 20 de setembro de 2009

PEDIR PEDINDO




Seu Rei


O Capitão


Mandou ordens


De montão






Seu Príncipe


Sua Alteza


Mandou ordens


Com firmeza






O Conde


E a Duquesa


Ordenaram


Com nobreza






E você,


Manda ou ordena?


É melhor pedir pedindo


Por favor,


Me dê licença


Obrigada!


Já vou indo!



(SOUSA, Denise Dias de Carvalho. Pedir pedindo. In:____ Meu mundo criança. Jacobina: Tipô Carimbos, 1994, p. 14)

FLORESTA DE LEITORES

Sempre imaginei uma floresta repleta de livros e leitores.Galhos de ficção,romance, poesia e prosa. Pessoas de imaginação fértil: continentes desconexos,amores inimagináveis,doces e sabores em nuvens, lugares inusitados, desejos milenares... Venha você também realizar seus sonhos na FLORESTA DE LEITORES!!!!!

Denise Dias


Ilustração de Jonathan Burton
Portal Diários da Bicicleta

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Indígenas criam Academia dos Saberes


Tendo à frente o escritor Daniel Munduruku, autores e intelectuais de diversas tribos brasileiras vão aproveitar a abertura da Feira do Livro Indígena, mês que vem no Mato Grosso, para anunciar a criação da Academia dos Saberes Indígenas. Vai ser uma espécie de Academia Brasileira de Letras dos índios, com ênfase, naturalmente, à sabedoria ancestral desses povos. Será também uma forma de homenagear os velhos contadores de histórias, que são os pajés tradicionais. E, de quebra, mostrar que a literatura indígena vai além do conceito ocidental de escrita para pôr um fim à ideia de que só há um tipo de literatura (a escrita). O patrono da turma será o ex-deputado Mário Juruna.
In:Blog Galeno Amorim

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA


Enquanto come um doce, ou toma um sorvete - não se verifica ao certo pela imagem - o menino se alimenta das histórias em quadrinhos nos jornais espalhados pela calçada. Sua atenção está muito mais entregue à leitura do que ao alimento. Parece preferir a aventura da história, que preenche a alma, ao doce, que pode ser conseguido em alguma esquina. O que talvez não lhe aconteça com a leitura. Ainda, não é possível atestar que ele esteja, de fato, lendo. E se não o estiver, sua imaginação dá conta do recado, com os desenhos que dão cor à aventura. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, o fotógrafo húngaro André Kertész (1894-1985), por esse registro de 1944, disse todas elas com esse inquietante retrato da sociedade.
Portal Thomerama






UMA HISTÓRIA CURTA E GRATUÍTA DIARIAMENTE




Todos os dias, o CellStories.net envia uma história curta e gratuita para qualquer celular que navegue pela internet. O serviço, disponível em inglês, foi visto por muitos como um desafio aos dispositivos de leitura, como o Kindle. Para o criador do CellStories.net, Dan Sinker, professor de jornalismo da Universidade Columbia, de Chicago, “qualquer um que aposte que e-readers estarão por aí daqui a três anos está delirando”. Ele diz não ver sentido em um gadget que é um dispositivo de leitura quando dá para ler em um aparelho que telefona, fotografa e toca música. O CellStories paga US$ 55 por mês de hospedagem. Os escritores não recebem nada, pois, segundo Sinker, isso é uma experiência, e não de um negócio. Para eles, a vantagem é que o serviço pode despertar nos leitores o interesse pela obra deles
.

O Estado de S. Paulo - 09/09/2009 - Por Redação

sábado, 5 de setembro de 2009

A PRINCESINHA SEM NOME



Sobre a obra

Escrito em versos, este livro nos conta a história de uma princesa que não tinha nome. Ao sair do castelo pela primeira vez, ela conhece alguns personagens da natureza, e vai dando nomes a eles, até encontrar um para si própria.